Especialista em criar aquele clima agradável, o abajur para quarto, deixa o ambiente mais aconchegante e calmo com sua luz indireta. Confira algumas dicas e descubra como utiliza-lo em sua decoração.

 

Abajur para quarto

 

A iluminação difusa cria sombras e contém ponto focal, seja na sala de estar, no quarto ou no cantinho da leitura. No quarto o abajur é geralmente utilizado sobre criado mudo para auxiliar na iluminação durante a noite, na leitura de um bom livro ou mesmo como peça decorativa com luz auxiliar.

Com belo design o abajur assume o papel de destaque na decoração. Eles podem ser encontrados em diversos modelos, como clássicos, modernos, minimalistas, entre outros. É possível escolher o que mais combina com o estilo da decoração e com o tamanho do espaço reservado para o mesmo.

Os modelos mais utilizados são abajures de cristal, sendo sofisticados e modernos. Encontramos também abajures de metal, acrílico, vidro, tecido, com cúpula de seda, entre outros. 

 

Estilo da decoração

Combine sua luminária com a decoração trazendo mais personalidade ao quarto. O abajur de cristal é suave casando perfeitamente com uma decoração clássica.

O que vai te ajudar na escolha do abajur ideal é o estilo de decoração do quarto. Não faz sentido você planejar um quarto clássico, utilizando Lustres Maria Thereza e utilizar um abajur de acrílico, pois os objetos não se enquadrarão e criarão um ambiente desproporcional.

Da mesma forma que os abajures devem estar alinhados com a decoração de seu ambiente, eles devem ter um tamanho proporcional ao móvel que estão apoiados.

 

 

Proporção perfeita para seu abajur

Antes de escolher seu abajur escolha o móvel aonde a luminária vai ficar. O tamanho da cúpula e da base devem ser proporcionais a ele, assim o risco de o abajur cair do móvel escolhido é descartado.


Uma boa dica para ajustar a altura ideal do abajur, é utilizar livros decorativos como base deixando a decoração mais romåntica com uma mesinha de madeira redonda.

 

Esconda os fios

 

Lembre-se que para ligar o abajur é preciso de tomadas próximas. Se a cama fica ao centro do quarto afastada da parede é necessário instalar tomadas de chão. Jamais o fio deve aparecer ou atrapalhar a passagem.

 

Låmpadas e cores

Além dos detalhes que devem ser observados como a decoração e o tamanho do móvel que o abajur está inserido, outro ponto importante é a cor dos abajures, pois abajur com cúpula de seda clara tendem ser mais interessantes para ambientes onde você irá ler ou estudar, já cúpulas mais escuras são adequadas quando o objetivo é apenas decorar.

Além da escolha das cores da cúpula, é importante se atentar as låmpadas, já que da mesma forma são muito importantes para seus determinados objetivo. Låmpadas mais escuras são indicadas para dormitórios, já que criam um ambiente mais aconchegante, e as claras são ideais para estudos e leitura por criar uma iluminação mais intensa.

 

Esperamos que estas dicas deixem a decoração de seu quarto ainda mais aconchegante neste outono que está chegando.

  Últimas do Blog