Sabemos que a eletricidade traz muitos benefícios a população, sendo o principal deles a conversão da energia elétrica em energia luminosa. Mesmo assim a palavra luminotécnica soa muito estranha e desconhecida para várias pessoas.

Ficou curioso? Então acompanhe nosso post e descubra o que é luminotécnica.

 

O que é Luminotécnica

Como o nome sugere, luminotécnica é o estudo de técnicas especificas para um planejamento, da iluminação artificial para um ambiente interno ou externo, se adaptando as características de cada ambiente.

Muito presente na vida humana, a luz possui vários aspectos sendo intensa, difusa, opaca entre outros. Cada ambiente requer um planejamento luminotécnico diferente, visto que cada um possui formatos, mobiliário e objetos diferentes.

Uma iluminação adequada melhora o desempenho e proporciona melhor conforto visual. No Brasil, os ambientes corporativos devem seguir as normas da ABNT NBR 8995-1 que define todas as características necessárias para uma iluminação compatível com a atividade exercida no local.

 

Informações importantes

Para criar um projeto de luminotécnica vários fatores devem ser observados, como:

- Pintura do ambiente: as cores claras favorecem a reflexão do ambiente.

- Luminárias: a escolha deve ser feita de acordo com a necessidade de distribuição e fluxo luminosos que o ambiente pede.

- Luz natural: existem várias formas de aproveita-la, reduzindo os pontos de iluminação artificial.

- Ofuscação: contraste ou iluminação excessiva podem prejudicar o campo de visão.

- Consumo de energia: antes de escolher suas låmpadas avalie o consumo, IRC – índice de reprodução de cores –, temperatura de cor da luz e fluxo luminoso.

 

Iluminação de interiores

Dedicados a garantir melhor conforto e desempenhos nos sistemas de iluminação os profissionais como arquitetos, decoradores, designers de interiores e paisagistas se encontram aptos a oferecer um projeto preciso. Com auxílio de métodos tabulares e ferramentas computacionais os especialistas conseguem realizar o cálculo ponto a ponto ao utilizar uma interface tridimensional.

O Lighting Designer Waldir Junior é especialista em iluminação contemporånea. No vídeo abaixo ele dá algumas dicas para um projeto de iluminação para loft, confira:

 

 

Iluminação Decorativa 

Normalmente os projetos de luminotécnica valorizam apenas as funcionalidades deixando de lado o artístico ou a iluminação decorativa. Porém a iluminação decorativa transforma um simples ambiente em um espaço único e aconchegante.

 

Em nosso site você encontra lustres de cristal, pendentes modernos, arandelas e outras luminárias para dar mais charme a sua iluminação.

  Últimas do Blog